Estratégias para durante a prova - Como fazer bem uma prova para ar
Atualizado em: 02/10/2023 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua
Muitas pessoas se dão bem em provas porque sabem como fazer elas eficientemente, “proveiros”. Para o Dr. Terrance Sejnowski: Ser um perito em fazer provas é como qualquer outra habilidade, você pode aprendê-la. Nesta aula vamos ensinar técnicas para melhorar seu desempenho na prova. Como fazer bem uma prova e quais as melhores estratégias para quando receber a prova.
Chegou o dia da prova e no momento em que você recebe uma prova quais são as maiores preocupações? Por onde eu começo? Qual ordem eu sigo? O que fazer quando chego em uma questão difícil?
Esta é a aula 16 de 16 do Curso Gratuito Online oferecido pelo Aprimoramente: Como Aprender Melhor e Ir Bem nas Provas. Aula 16: Estratégias para durante a prova - Como fazer bem uma prova para ar. Veja o curso completo.
Existe uma tática que possui uma lógica muito interessante sobre como lidar com as questões difíceis. Já aconteceu com você de quando sair da prova e relaxar a resposta aparecer na sua mente? Isso é porque você permitiu que o Modo Difuso trabalhasse e retornasse com a solução. Saiba como aproveitar isso durante a prova, não depois que já saiu dela.
Prefere aprender por vídeo sobre estratégias para durante a prova e como fazer bem uma prova?

AULA 16 COMPLETA: Estratégias para durante a prova - VEJA O VÍDEO NO YOUTUBE
Como utilizar bem a capacidade cerebral durante a prova?
A melhor forma de utilizar sua capacidade cerebral de forma completa para que sua mente ajude você nas questões difíceis é fazer o seguinte:
- Ao receber a prova, dê uma rápida olhada geral para ter ideia do que abrange
- Quando começar a resolver as questões, comece com a que parece mais difícil. Mas fique atento para ir para outra questão se em um ou dois minutos você perceber que está travado ou achar que não está no caminho certo.
Pode parecer não fazer sentido, mas é extremamente útil começar com o mais difícil e depois ir para outra questão mais simples faz com que você carregue o problema mais difícil na mente, permitindo que seu modo difuso trabalhe por você enquanto você soluciona a questão mais fácil. O resultado disso é que frequentemente quando você volta para aquela questão difícil, os próximos os parecem naturalmente mais óbvios para você. Então, para deixar o modo difuso trabalhando nos bastidores nas questões mais difíceis, você pode utilizar essa ordem quando for realizar uma prova:
o-a o para fazer a prova
- Olhada rápida geral
- Começa uma questão difícil
- Se trancou, vá para uma questão fácil
- Depois vá para outra questão que parece difícil
- Se trancou, vá para uma fácil
- Aos poucos vá voltando para as perguntas difíceis iniciais, depois que seu modo difuso já processou o problema
- Olhada rápida geral, questão difícil, se trancou vá para uma fácil, outra questão difícil, se trancou vá para uma fácil, volta para difíceis
Cuidados ao fazer a prova
É importante ressaltar que para essa abordagem funcionar você precisa de autodisciplina para conseguir sair de um problema assim que você se perceber trancado por um ou dois minutos. Senão você corre o risco de ficar muito tempo trancado em uma questão e não sobrar tanto tempo para o resto da prova. Se você não tem certeza se essa estratégia vai funcionar para você, experimente antes em casa com exercícios ou simulados.
Então lembre-se: não fique preso se você não sabe responder uma pergunta. Vá para a próxima. Pois depois você pode voltar e de fato, muitas vezes a resposta para aquela problema que estava atrasando você pode realmente aparecer no seu cérebro mais tarde, durante o teste. É assim que o nosso cérebro funciona, as coisas funcionam em trilhas paralelas.
Dicas sobre revisar as respostas na prova
Sobre revisar, saiba que é importante sim. Após terminar um exercício ou uma questão, verifique. Isso porque o excesso de confiança que vêm do hemisfério esquerdo do cérebro pode nos enganar, fazendo você pensar que está totalmente certo, mesmo quando às vezes não está.
Quando você revisa a questão e a resposta e verifica seu pensamento, você permite que o hemisfério direito do seu cérebro atue, tirando vantagem da sua capacidade de perspectiva e visão geral. Então lembre-se sempre que possível, você deve piscar, mudar o foco de atenção e, então, verificar novamente suas respostas, utilizando uma visão mais abrangente, se perguntando: "isso realmente faz sentido">